Sobre o Estúdio

O Silverbox fica na Rua Braamcamp em Lisboa.
Não somos uma loja de rua e não estamos abertos ao público. Funcionamos apenas por marcação.
Fazem parte da equipa Silverbox a Rute Magalhães e o Filipe Alves, ambos fotógrafos. Rute de Carvalho Magalhães (n. 1984) Iniciou o seu trabalho de fotografia, de forma autodidacta, em vários tipos de processos fotográficos históricos ou alternativos, como cianótipo, goma bicromatada e colódio húmido. Em 2011 fez uma formação de fotografia no ar.co, em Lisboa, e no ano seguinte fez outra em colódio húmido com Quinn Jacobson, no Centre Iris em Paris. Em 2012 fundou com Filipe Alves o Silverbox, estúdio de fotografia alternativa, em Lisboa. Filipe da Veiga Ventura Alves (n. 1979) é arquitecto e tem dedicado a sua vida profissional às artes visuais. Dedica-se à Fotografia, nas suas várias vertentes, partindo da fotografia digital e analógica em filme de 35mm. Explora outros ramos, como a Astrofotografia, e a fotografia com métodos históricos ou alternativos, nomeadamente o Colódio Húmido em grande formato. Desde 2014 que faz investigação do processo fotográfico Lippmann
O Silverbox abriu em 2012. Irá celebrar 10 anos de existência a 8 de Fevereiro de 2022.
Fazemos 1 workshop de grupo por ano e aulas particulares. Para mais informações entre em contacto connosco: [email protected]

Sobre as Sessões de Retrato

Em média, uma sessão de retrato demora 45min. O processo fotográfico que usamos é analógico e tudo é feito e preparado no momento.
Uma sessão inclui apenas um retrato em Aluminótipo (a menos que o cliente decida comprar retratos extra). A sessão não inclui repetições.
Os Aluminótipos são objetos únicos e não podem ser duplicados. A única opção será fazer dois retratos que serão muito semelhantes, mas irão variar ligeiramente. Também oferecemos digitalizações de alta resolução que podem ser transformadas em impressões.
Não. Para tornar esta experiência mais pessoal, deixamos ao critério de cada cliente a decisão de escolher a roupa para o seu retrato.
Como se trata de um processo fotográfico em que existe a necessidade de permanecer em pose e imóvel é muito difícil para as crianças. Existe uma grande probabilidade de ficarem desfocadas / tremidas / semi-transparentes. Fale connosco antes de marcar.
Como se trata de um processo fotográfico lento, em que existe a necessidade de permanecer em pose e imóvel durante algum tempo aquando da preparação e captura do retrato, é muito difícil para os animais. Existe uma grande probabilidade de ficar desfocado / tremido / semi transparente. Fale connosco antes de marcar.
Conseguimos fotografar grupos com um máximo de 8 pessoas.
O que você veste pode fazer toda a diferença na aparência do seu retrato. Criar um contraste de áreas claras e escuras na imagem pode ajudar a criar uma fotografia mais interessante. É importante saber que neste processo as cores não são capturadas da mesma forma que uma fotografia a preto e branco normal. O processo é menos sensível à luz no espectro azul / UV, então os azuis tendem a parecer quase brancos, enquanto os vermelhos parecem muito escuros. Às vezes, roupas e tons de pele podem parecer diferentes do esperado por causa dos pigmentos que os compõem. Nas senhoras decotes em V ou redondos para emoldurar bem o pescoço e o rosto funcionam sempre muito bem. Evitar batons com tons neutros ou cor-de-rosa. Padrões e texturas com contraste ficam ótimos! Recomendamos não usar roupas com texto ou gráficos, pois eles vão aparecer ao contrário na imagem final. O processo inverte tudo horizontalmente. Sinta-se à vontade para trazer quaisquer acessórios, fantasias ou adereços com os quais queira ser fotografado. Divirta-se com isso!
Sugerimos que dedique algum tempo a ver fotografias de época para se inspirar. Deve também ter em conta o tamanho do retrato que escolheu. Escolha uma pose em que se sinta confortável, e lembre-se que tem que ficar imóvel, sem se mexer entre 12 a 14 segundos. Pode ver a nossa galeria para inspiração ou pesquisar retratos de época. Outra grande fonte de inspiração podem ser filmes a preto e branco e os retratos dos anos 30 / 40. Estaremos cá para o ajudar a tirar o melhor proveito da sua experiência!
Como se trata de um processo fotográfico de longa exposição (há que estar em pose, sem movimento entre 12 a 14 segundos), é muito difícil manter um sorriso natural.

Sobre os Eventos

Os eventos do Silverbox são temáticos, têm um tamanho fixo, tempo limite, e a pose e o enquadramento são pré-definidos. Os eventos têm um preço especial exatamente por estas condicionantes.
A Maratona de Retrato é um evento dedicado a retratos individuais. O nome deste evento surgiu devido à grande afluência de pessoas que começaram a participar. Este é o evento mais popular do Silverbox.
Pode, se o tema do evento for para retrato de família. Fale connosco primeiro!
Os eventos não são um workshop sobre o processo fotográfico, é uma experiência fotográfica em que a pessoa vem tirar um retrato e pode visitar o laboratório fotográfico.
Nos eventos o enquadramento e a pose são pré-definidos. Caso queira uma sessão personalizada marque uma Sessão de Retrato. Por causa das guidelines relativas ao surto Covid, pedimos que não traga consigo mais do que uma pessoa para assistir.
Os eventos do Silverbox são temáticos, têm um tamanho fixo e tempo limite, a pose e o enquadramento são pré-definidos. Os eventos têm um preço especial exatamente por estas condicionantes. Se quer um retrato mais personalizado, por favor marque connosco uma Sessão de Retrato ou um Art Commission.
Pedimos que traga já a roupa / maquilhagem para o seu retrato. Como se trata de um evento com hora marcada e tempo limite para cada retrato, não serão permitidas trocas de roupa no estúdio para evitar atrasos.
Sim. Caso não possa comparecer no evento, pode dar a sua vaga a outra pessoa, desde que esta cumpra o horário reservado.
Deve fazer a reserva para cada retrato que pretende tirar. Relembramos no entanto que a pose e o enquadramento são pré-definidos.
Digitalizamos sempre os retratos para o arquivo do estúdio. Pode pedir o seu enviando um email para [email protected] O envio da digitalização não é imediata, pode demorar até 72h.
O Silverbox não autoriza o uso das fotografias para qualquer fim comercial. Por favor, fale conosco primeiro.

Sobre o Processo Fotográfico

O Aluminótipo é uma variante do processo fotográfico Colódio Húmido, inventado por James Ambrose Cutting. Consiste de uma chapa de metal lacada a preto onde a fotografia é exposta e cujo resultado é um positivo directo - fotografia a preto e branco.
Os Aluminótipos são objetos únicos e não podem ser duplicados. A única opção será fazer dois retratos que serão muito semelhantes, mas irão variar ligeiramente. Também oferecemos digitalizações de alta resolução que podem ser transformadas em impressões.
O Colódio Húmido é o nome do precesso fotográfico inventado em 1851 por Fredrick Scott Archer. Chama-se a este processo Colódio Húmido porque a chapa fotográfica tem que estar húmida durante a captura, revelação e fixação. Por esta razão, é necessário ter uma câmara escura disponível para preparar cada fotografia – uma de cada vez.
O processo fotográfico que usamos (Colódio Húmido) por ser dos primeiros a ser inventado (1851) é mais sensível à luz azul / UV, o que contribui para a qualidade etérea destas imagens, muito diferente dos filmes pancromáticos modernos. Por causa desta característica, a imagem resultante remete-nos de imediato para as fotografias antigas, exatamente porque são feitas da mesma forma.
Como se trata de um processo fotográfico manual existem muitas variantes que podem mudar a cor do retrato: a temperatura, os químicos usados etc.